John Paynter
(1931-2010)
John Paynter foi um educador musical e compositor inglês. Assim como Self, seu trabalho foi influenciado pelas ideias da escola nova e da música contemporânea.
" O papel da música nas escolas não é o de formar instrumentistas, mas o de proporcionar contato com a música através de experiências variadas e criativas."¹
_________________________________
¹ ILARI e MATEIRO. Pedagogias em Educação Musical. Curitiba: Ibpex, 2011, p.251.
Proposta de Paynter vivenciada no curso de Pós-graduação em Educação Musical da Faculdade Cantareira
1. Fechar os olhos por alguns momentos e perceber os sons do ambiente.
2. O grupo conversa a respeito dos sons ouvidos e cria uma partitura não-convencional.
3. Os alunos executam a partitura vocalmente e depois utilizando instrumentos musicais.
4. Formam-se 3 grupos e cada um escolhe um evento sonoro da partitura criada anteriormente.
5. Os 3 grupos criam novos sons a partir de seu tema principal e depois o reproduzem cenicamente.
Sons ouvidos no início do exercício: bocejo, gerador de energia, ventoinha do computador, buzina, carro passando, pessoas conversando baixinho.
Grupo 1: Pedal Grave
Grupo 2: Pedal Agudo
Grupo 3: Som de um carro
Projetos
Os alunos leram os projetos e se dividiram em três grupos para desenvolver as ideias de Paynter.
Projeto 2: Canção do vento
O grupo 1 explorou sons da natureza utilizando diversos instrumentos. O resultado sonoro trouxe a atmosfera de uma floresta.
Projeto 3: Sons encontrados
O grupo 2 criou uma selva tecnológica ao utilizar sons encontrados em seus celulares.
Projeto 4: Os dedos são grandes inspiradores
O grupo 3 encenou situações onde professores de piano e violão levam seus alunos a explorar seus instrumentos de forma inusitada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário